Este espaço apresentará trabalhos e projetos que são destaques em escolas de Santa Maria. A cada semana, uma instituição de ensino vai trazer os alunos e seus respectivos professores que viram nos desafios do ensino e do aprendizado em meio à pandemia uma oportunidade de demonstrar a importância da dedicação e revelar talentos.
Nesta primeira edição do Diário nas Escolas, conheça os principais trabalhos desenvolvidos em cada nível de ensino, no primeiro semestre, no Colégio Marista Santa Maria. As ações, assim como os alunos apresentados, foram escolhidos pelas próprias coordenações da escola.
A iniciativa busca, além do reconhecimento, incentivar novas práticas pedagógicas e estimular outros estudantes a também descobrirem habilidades que vão além dos trabalhos escolares.
EDUCAÇÃO INFANTIL data-filename="retriever" style="width: 100%;">Estudante: Isabella Souza de Souza/
Ano: Nível 3 da Educação Infantil
Atividade pedagógica: Um dos pilares pedagógicos da Educação Infantil Marista é a construção do aprendizado através da investigação, da experiência, da valorização dos espaços como educadores e do protagonismo da criança. Nesta prática vivenciada pela estudante Isabella de Souza e pelos estudantes do Nível 3, ilustrada na imagem, os alunos se envolveram em uma pesquisa sobre os bichinhos de jardim, acompanhando, por exemplo, o ciclo de vida, a metamorfose das borboletas, participando ativamente desde a alimentação das lagartas até o momento de soltar o inseto na natureza e nos jardins da escola e de casa. O trabalho foi conduzido pela professora Fabiane da Fonseca e demais docentes do Nível 3 da Educação Infantil.
ANOS INICIAIS data-filename="retriever" style="width: 100%;">Estudante: Luiza de Morais Gallarreta
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Atividade pedagógica: Para iniciar o aprendizado da letra cursiva, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio, assim como a Luiza de Morais Gallarreta, receberam, para potencializar o seu estudo, o Álbum da Letra Cursiva e o Álbum dos Animais, com atividades personalizadas para desenvolverem a leitura, a escrita e aprenderem com muita diversão e afeto todos estes conhecimentos. A letra cursiva exige uma maior agilidade e habilidades motoras específicas das crianças. A orientação é da professora Tailize Buttenbender e demais docentes do 2°ano. O trabalho com esse estilo de escrita potencializa o movimento, a concentração, o foco e estimula a memória.
ANOS FINAIS
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Estudante: Ana Luiza Carlotto de Moraes
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Atividade pedagógica: Com bom desempenho na área de Produção Textual, a estudante Ana Luiza Carlotto de Moraes foi destaque no concurso literário realizado este ano pelo Interact Club Dores em conjunto com a Casa do Poeta de Santa Maria. Ana Luiza conquistou o 1º lugar na Categoria Infantil com o texto narrativo Planeta Água, onde desenvolveu uma importante reflexão sobre a preservação da natureza e dos recursos hídricos. Outros quatro estudantes do colégio também foram destaque neste Concurso Literário. O trabalho foi orientado pela professora de produção textual Caroline Guerra.
ENSINO MÉDIO data-filename="retriever" style="width: 100%;">Estudante: Anthônia Bellochio Goulart
Ano: 1º ano do Ensino Médio
Atividade pedagógica: Junto com a educadora de química, Josiéli Siqueira, a estudante Anthônia Bellochio Goulart foi protagonista da pesquisa Fósforo Ecológico, premiada recentemente na 2ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas com o 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, bem como Pesquisa de Impacto. Desenvolvido no Colégio como projeto de iniciação científica e orientado pela professora Josiéli, o trabalho propõe a síntese de um composto químico mais sustentável para substituir o tradicional fósforo de cozinha e diminuir o seu descarte na natureza e agressão ao meio ambiente.